sábado, 29 de julho de 2017

Unidade VIII: A Revolução Industrial e o movimento operário


A Revolução Industrial (Século XVIII/XIX)

     No processo de transição do Feudalismo para o capitalismo, a Revolução Industrial representou no século XVIII a concretização dessa transição em nível econômico, com a consolidação da economia de mercado apoiada na relação de produção assalariada e na propriedade privada dos meios de produção.
     Com relação às mudanças decorrentes da Revolução Industrial incluem-se:
- o aumento da capacidade produtiva com a inserção da máquina movida por uma fonte de energia representada pelo vapor obtido do carvão;
- o aumento da acumulação de riqueza nas mãos dos proprietários dos meios de produção, a burguesia industrial em razão da redução do custo da produção decorrente do menor tempo utilizado e menor número de trabalhadores alocados na fábrica;
- o aumento da exploração da recém-criada classe proletária (denominação dos trabalhadores das fábricas), com ampliação da jornada de trabalho (14 a 16 horas/dia), com a redução da massa salarial (utilização de menos trabalhadores), com a presença de mulheres e de crianças na unidade fabril, cujos salários eram inferiores aos dos trabalhadores adultos. Além disso, o proletariado não tinha repouso semanal assegurado, não tinha nenhuma proteção em caso de acidentes que provocavam lesões temporárias ou definitivas e nem garantia de salário mínimo. Se não bastassem essas situações, acrescentem-se as condições insalubres que os trabalhadores enfrentavam nas fábricas e em suas moradias, os cortiços (habitações coletivas e precárias).
      Essa situação de exploração que subjugou o proletariado, provocou a sua reação, e, por volta de 1810, deu início ao movimento operário com o movimento ludita ou dos quebradores de máquinas, inaugurando a longeva luta entre o trabalho e o capital.


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A presença de crianças nas fábrica  
O pioneirismo industrial inglês no século XVIII

     Por volta de 1760 teve início a industrialização na Inglaterra, com a entrada em funcionamento da primeira máquina movida a vapor na produção têxtil. Essa primazia foi possível, graças a existência das precondições econômicas, como:
* acumulação de capitais nas mãos da burguesia ao longo da fase mercantilista, através das relações mercantis internacionais, do tráfico de escravos, da prática da pirataria, da exploração colonial, do Cercamento dos campos e do desenvolvimento das manufaturas;
* da disponibilidade de numerosa mão de obra nas cidades inglesas liberada no campo por força do cercamento, da utilização de crianças e mulheres e do próprio crescimento populacional;
* da existência de recursos minerais – carvão e ferro – localizados no Norte da Inglaterra (a Inglaterra Negra), que garantia fonte de energia e matéria prima para a produção industrial;
* o domínio de colônias, que representava garantia de escoamento de produtos industrializados e obtenção de matéria prima
     Além das condições econômicas, acrescente-se a instalação, em 1689, do sistema parlamentarista de governo pela Declaração de Direitos (Bill of Rights) resultante da Revolução Gloriosa (1688/89), que colocou o poder nas mãos da burguesia e da gentry, grupos majoritários na Câmara dos Comuns.

As fases da Revolução Industrial
     Mesmo considerando-a um processo contínuo e inacabado, face ao progresso científico, que gera a cada dia novos produtos e novas tecnologias, podemos distinguir na Revolução Industrial três fases:

(+/- 1760 a +/- 1850 ) Primeira Revolução Industrial ou Revolução Industrial Inglesa
     Esse período foi marcado pelo desenvolvimento dos setores têxtil e siderúrgico, pela utilização do vapor como principal fonte de energia, pelo fato de ter sido um processo inglês por excelência e por ter-se estendido à Bélgica e à França.

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Spinning-jenny
As máquinas da Primeira Revolução Industrial
Em 1767 James Hargreaves criou a spinning-jenny uma máquina de fiar.

Em 1769  foi criada a fiandeira hidráulica (water frame) capaz de produzir fios de algodão mais resistentes.

Em 1785 James Watt e Matthew Boulton aprimoraram a máquina de fiar com uso do vapor substituindo a força humana.

(+/- 1850 a +/- 1945) Segunda Revolução Industrial

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     Essa fase, do ponto de vista das inovações técnicas se traduziu pela incorporação da eletricidade, do petróleo e seus derivados e do aço na produção industrial. Nesta fase houve o desenvolvimento de inúmeros setores como o químico, o farmacêutico, o petroquímico, o elétrico, o da construção civil, o de transportes e o bélico.
     A Segunda Revolução Industrial também se caracterizou pelo surgimento das grandes empresas num processo de concentração de capitais e de empresas como os trustes e as holdings. Outra característica do período foi a intensificação do processo imperialista sobre a Ásia, a África e a América Latina promovida pelas nações industrializadas como a Inglaterra, a França, a Alemanha, a Itália, os Estados Unidos, a Rússia e o Japão.

(+/- 1945 ...) Terceira Revolução Industrial ou Técnico Científica

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     Essa etapa se caracteriza pela utilização de novas fontes de energia como a nuclear, seja para fins pacíficos ou militares e pelo extraordinário avanço da tecnologia no campo das comunicações através de satélites artificiais, da robotização, da informática, das viagens espaciais que incluem a ida do homem à Lua, a instalação de estações orbitais, envio de um pequeno robô a Marte e a colocação em órbita do super telescópio Hubble, da pesquisa e produção da nanotecnologia e utilização de matérias primas sintéticas.

“[...] Mas o que é que o capitalista compra para vender com lucro? Entradas de teatro? lã? Carros? Chapéus? Casas? Não. Não é nenhuma dessas coisas, e ao mesmo tempo é parte de todas elas. Converse com um trabalhador da indústria. Ele lhe dirá que o patrão lhe paga salário pela sua capacidade de trabalhar. É à força de trabalho do operário que o capitalista compra para vender com lucro, mas é evidente que o capitalista não vende a força de trabalho de seu operário. O que ele realmente vende – e com lucro – são as mercadorias que o trabalho do operário transformou de matérias primas em produtos acabados. O lucro vem do fato de receber o trabalhador um salário menor do que o valor da coisa produzida.
O capitalista é dono dos meios de produção – edifícios, máquinas, matérias primas, etc.; compra a força de trabalho. É da associação dessas duas coisas que decorre a produção capitalista [“...]”.

(Huberman, L. História da Riqueza do Homem. Ed. Guanabara. 21ª Ed. P.157)



     “Quaisquer que tenham sido as causas da Revolução Industrial, ela moldou profundamente o desenvolvimento da economia. Mais importante é o contexto. E foi nesse contexto que surgiram as duas figuras mais celebradas da história desta disciplina: Adam Smith e, três quartos de século depois, Karl Marx. Um foi o profeta dos seus feitos e realizações, e a origem das normas que a norteiam a partir de então; o outro foi o crítico do poder que ela outorgava àqueles que possuíam o que viria a ser chamado meios de produção, e da pobreza e opressão a que ela obrigava os trabalhadores. 

( GALBRAITH, John K. O Pensamento econômico em perspectiva )


                          O uso da energia nuclear para fins militares 

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O bombardeio de Hiroshima 
     A data de referência para o início da Terceira Revolução Industrial em 1945 coincide, não por acaso, com o lançamento pelos Estados Unidos de duas bombas atômicas sobre  as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki causando a morte de cerca de 180.000 pessoas em 06 e 09 de agosto respectivamente.
     Ainda que não tenha havido outra ação dessa mesma natureza, não se ignora o volume de recursos investidos
por vários países para a produção da tecnologia nuclear para fins bélicos, entre eles, países como a Índia e o Paquistão que mantém uma perigosa rivalidade desde os anos 1950, devido a divergência quanto as fronteiras da Caxemira definidas em 1947 pelos ingleses que colocaram cerca de 2/3 da região sob domínio da Índia o que é contestado pelos paquistaneses, que consideram que  a Caxemira devesse ser integralmente muçulmana. Há outros países como o Irã, que desenvolvem o processo de beneficiamento do urânio sob o argumento de que é para fins pacíficos. Será?


Os efeitos da Revolução Industrial

     Considerando-se a Revolução Industrial, como um processo contínuo e inacabado e capaz de representar a relação entre o homem e as inovações tecnológicas e entre o capital e o trabalho, ela apresenta como seus principais efeitos:
- o aumento da produção pela utilização de máquinas associadas a uma fonte de energia, inicialmente o vapor e posteriormente a eletricidade;

- a aceleração do êxodo rural, à medida que passou a atrair em maior escala o homem do campo, sobretudo aquele que perdera a terra com o fim das terras comunais provocado pelo cercamento dos campos;
- a afirmação do capitalismo como Modo de Produção e a ascensão da burguesia, dona dos meios de produção, como classe dominante;
- a concentração de empresas e de capitais, que contribuiu para o surgimento do capital monopolista e do capitalismo financeiro;
- a realização da expansão imperialista, que deu origem ao neocolonialismo sobre a Ásia e África;
- a formação da classe operária ou proletária, classe trabalhadora utilizada como mão de obra assalariada;
- a organização do movimento operário como expressão da reação da classe trabalhadora ao regime de exploração a que estava submetida.


                      
                       O movimento operário no século XIX e as ideologias

     O surgimento da produção mecanizada produziu mudanças em quase todos os setores da formação social, com relação aos trabalhadores, estes sentiram o impacto da industrialização representado na sua transformação em mão de obra assalariada explorada pelo capital e submetida às péssimas condições e de trabalho e de moradia, como:

- longas jornadas de trabalho entre 12 e 14 horas/dia;
- salários insuficientes para atender as necessidades básicas dos trabalhadores;
- instalação das fábricas em porões insalubres, sem luz solar e sem ventilação;
- inexistência de repouso semanal;
- inexistência de proteção para o trabalhador em caso de acidentes;
- utilização do trabalho infantil e feminino;
- utilização de moradias coletivas, ou seja, cortiços que abrigavam um número de pessoas muito acima da capacidade deles.

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Os Quebradores de Máquinas
     A partir de 1810 teve início na Inglaterra do movimento de reação dos trabalhadores. Inicialmente denunciando as condições de trabalho e, em seguida, promovendo invasões às fábricas e quebrando as máquinas, era o movimento Ludita ou dos Quebradores de Máquinas liderado pelo operário Ned Ludham.

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O movimento de formação das Trade Unions
     
     


     Em torno de 1824 começaram a ser formadas as associações de trabalhadores –Trades Unions- que desenvolveram nos trabalhadores o sentimento de classe e propiciaram a eles uma luta política em torno de suas reivindicações como força de trabalho e como cidadãos, era o movimento Cartista. O Cartismo defendia como direitos sociais: o salário mínimo, a limitação da jornada de trabalho, a eliminação do trabalho infantil, a regulamentação do trabalho feminino e o repouso semanal e como cidadãos o direito de elegerem seus representantes no Parlamento com a utilização do voto universal para os homens, instituição do voto secreto, pagamento aos membros da Câmara dos Comuns, fim da exigência de propriedade para os candidatos e igualdade nos distritos eleitorais.


Resultado de imagem para imagens do sindicalismo no seculo xix
Movimento Grevista no século XIX
      Na segunda metade do século XIX, houve o surgimento dos sindicatos, uma forma de organização na qual os trabalhadores revelavam um grau de ideologização inexistente nas fases anteriores. Essa ideologização foi impulsionada pelo surgimento de algumas correntes de pensamento antiliberais, que além de embasarem a luta dos trabalhadores contra a exploração do capital, em alguns casos inspiraram a luta revolucionária para destruir a ordem capitalista.


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Karl Marx
     
     No campo ideológico e revolucionário se destacaram o socialismo marxista e o anarquismo. Ambas propunham a construção da sociedade igualitária pela via da luta de classes entre o trabalho e o capital. A principal diferença entre elas estava na concepção do processo revolucionário, para os anarquistas era possível construir o comunismo a partir das ruínas do capitalismo de uma forma contínua e direta. Isso contrariava a hipótese marxista de revolução, que admitia uma etapa de transição entre o capitalismo e o comunismo, a ditadura do proletariado ou o socialismo.





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 O acirramento das relações entre o trabalho e o capital, provocou uma manifestação da Igreja Católica através da publicação da Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII em 1891. Nela a Igreja reconhecia o direito dos trabalhadores de se organizarem e lutarem pelas suas conquistas, mas não considerava a solução comunista como ideal. Na Encíclica, o Papa propunha a permanência do capitalismo, mas defendia que ele devesse promover a justiça social. Essa proposta ficou conhecida como Doutrina Social da Igreja ou Catolicismo Social.




Artigo do Estatuto da Grande Confederação Nacional de Sindicatos da Inglaterra criada em 1834 com a fusão de algumas associações de trabalhadores.

     “Que embora o intuito da Confederação, seja em primeiro lugar, elevar os salários dos trabalhadores, ou impedir qualquer redução futura, e diminuir as horas de trabalho, a sua finalidade máxima e última há de ser a de estabelecer os direitos supremos da indústria e da humanidade, instituindo medidas destinadas a evitar definitivamente que os setores ignorantes, ociosos, inúteis da sociedade exerçam esse indevido controle sobre os frutos de nossa atividade que, através da atuação de um pernicioso sistema monetário, possuem hoje em dia: e que, consequentemente, os membros da Confederação não devem perder nenhuma oportunidade de cooperar, estimulando e ajudando uns aos outros, na criação de uma ordem de coisas diferente, em que só a parcela realmente útil e inteligente da sociedade detenha a direção de seus negócios, e em que indústria e probidade, bem orientadas encontrem sua justa distinção e recompensa, e o ócio perverso seu bem merecido desprezo e penúria”.

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