sábado, 29 de julho de 2017

Questões Comentadas de História Contemporânea Parte III


PRIMEIRA GUERRA
108) Em 1919, Wilson (EUA), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que:
a) a Alemanha foi considerada culpada pela guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando descontentamento e o revanchismo.
b) Os bolcheviques, liderados por Lênin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.
c) Os russos brancos estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil.
d) A Itália sob liderança de Mussolini pode organizar, financiada pela França e Marcha sobre Roma.
e) Estabeleceu-se a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do espaço vital, ou seja, na geopolítica da conquista territorial.
GABARITO: A- O Tratado de Versalhes imposto aos alemães traduziu exatamente a culpabilidade deles pela ocorrência do conflito. Daí as pesadas penalidades impostas aos alemães.

REVOLUÇÃO RUSSA
109) O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Revolução Francesa de 1789 e a Revolução Russa de 1917.
“Para os socialistas da segunda metade do século XIX (...) a Revolução Francesa é portadora de uma esperança que tem um nome, mas ainda não possui um rosto. Tudo muda em 1917. A partir de então a Revolução socialista possui um rosto; a Revolução Francesa deixa de ser uma matriz a partir da qual pode e deve elaborar-se outra revolução libertadora.”
[FURET, F. Ensaios sobre a Revolução Francesa}

Essa relação é possível, entre outros fatores, pois:

a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além de suas fronteiras.
b) As duas revoluções contiveram, em seu interior, várias propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores.
c) A primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa foi dirigida pelos sans-culottes e a Russa pelos bolcheviques.
d) As duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente político, sendo ambas portadoras de propostas liberais e socialistas.
e) A primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrático. .
GABARITO: B – Tanto a Revolução Francesa como a Russa, ao longo de suas trajetórias alternaram as lideranças. Entretanto em ambas verificou-se uma transformação na ordem econômica, política e social.

IMPERIALISMO
110) (UFRS) Leia o seguinte testemunho do período imperialista:
“ Eu estava em East End ( bairro operário de Londres) e assisti uma reunião de desempregados. Ouvi discursos exaltados. Era um grito só: pão! Pão!. Revivendo toda a cena ao voltar à casa, senti-me mais ainda convencido do que antes da importância do imperialismo...A ideia que considero mais importante é a solução do problema social a saber: para salvar 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma guerra civil destruidora, nós, os colonizadores, devemos conquistar novas terras a fim de nelas encontrarmos novos mercados para os produtos de nossas fábricas e de nossas minas. O Império, sempre repeti, é uma questão de sobrevivência. Se vós quiserdes evitar a guerra civil, cumpre que vos torneis imperialistas.” ( Cecil Rhodes. 1895. Governador Inglês da colônia do Cabo)
Segundo o comentário de C. Rhodes, pode-se afirmar que:
I) o expansionismo imperialista era justificado como forma de evitar o acirramento da luta de classes no Reino Unido.
II) o caráter classista do imperialismo resolvia a desigualdade social existente nas metrópoles e na periferia.
III) a burguesia devia aumentar o arrocho salarial do proletariado metropolitano como forma de evitar a revolução socialista.
Quais afirmativas estão corretas?
a) apenas a I
b) apenas a II
c) apenas a III
d) apenas a I e a II
e) todas estão corretas.
GABARITO: A – Sob o ponto de vista de Cecil Rhodes, a expansão imperialista fomentaria o crescimento econômico britânico gerador de emprego, por consequência diminuindo a insatisfação dos trabalhadores e os conflitos entre o trabalho e o capital.

PRIMEIRA GUERRA
111) Durante a I Guerra Mundial, 800 mil mulheres tornaram-se operárias na Grã-Bretanha, 180 mil na Itália e 1,5 milhão nos Estados Unidos. Essa inserção da mulher no mundo do trabalho fabril trouxe, como consequência(s):
a) o fortalecimento da posição da mulher nas atividades produtivas, na indústria e no campo, enquanto “rainha do lar”.
b) a garantia do voto feminino e o acesso das mulheres a todos os cargos de mando na economia e na política.
c) um sentimento de maior independência para muitas mulheres, incentivando a luta por seus direitos, entre os quais o de voto.
d) a igualdade entre os homens e mulheres tanto na esfera pública (nas fábricas e nos governos)quanto na esfera privada.
e) a consolidação do papel dominante do homem, pois a mulheres se revelaram submissas à lógica do capital e do trabalho.
GABARITO: C – A utilização da mulher como força produtiva, despertou nela o sentimento de luta pela igualdade de direitos em relação aos homens e a sua menor dependência deles.

IMPERIALISMO
112) (Fuvest ) “As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência”.
Sobre esta frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime:
a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época conhecida como a Belle Époque.
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre Grã-Bretanha e Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito.
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar em um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar.
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando, iria, por causa de seu caráter moral e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa;
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, havia de suceder outra, a Segunda Guerra Mundial, antes de a paz definitiva ser alcançada.
GABARITO: A – A frase do Secretário britânico, traduz um sentimento que tomou conta dos europeus em relação a Guerra de 1914, que lhes deu a convicção do erro que haviam cometido ao considera-la como inevitável.

GUERRA DE SECESSÃO
113)“A Guerra Civil Norte-americana (1861-65) representou uma confissão de que o sistema político falhou, esgotou os seus recursos sem encontrar uma solução (para os conflitos políticos mais importantes entre as grandes regiões norte-americanas, a Norte e a Sul).» Foi uma prova de que mesmo numa das democracias mais antigas, houve uma época em que somente a guerra podia superar os antagonismos políticos”
(Eisenberg, Peter Louls. GUERRA CIVIL AMERICANA. S. Paulo, Brasiliense, 1982.)

Dentre os conflitos geradores dos antagonismos políticos referidos no texto está a:
a) manutenção, pela sociedade sulista, do regime de escravidão, o que impediria a ampliação do mercado interno para o escoamento da produção industrial nortista;
b) opção do Norte pela produção agrícola em larga escala voltada para o mercado externo, o que chocava com a concorrência dos sulistas que tentavam a mesma estratégia;
c) necessidade do Sul de conter a onda de Imigração da população nortista para seus territórios, o que ocorria em função da maior oferta de trabalho e da possibilidade do exercício da livre-iniciativa;
d) ameaça exercida pelos sulistas aos grandes latifundiários nortistas, o que se devia aos constantes movimentos em defesa da reforma agrária naquela região em que havia concentração da propriedade da terra;
e) adesão dos trabalhadores sulistas ao movimento trabalhista internacional, o que ameaçava a estabilidade das relações trabalhistas praticadas na região Norte.
GABARITO: A – Entre os fatores da secessão, houve  a divergência entre a burguesia do norte e a aristocracia do sul no que se referia a utilização do trabalho escravo. Os sulistas não abriam mão dessa força de trabalho, por considera-la mais ajustada aos interesses da agrário exportação, atitude incompatível com a mentalidade capitalista do norte.

IMPERIALISMO
114) “Quase todos os dias temos a possibilidade de ler um longo artigo sobre a “nova África” e sua habilidade para “jogar novo sangue nas artérias do comércio há muito bloqueadas pela esclerose da corrupção”, sem uma só menção aos aspectos sociais da questão (...) Sabemos entretanto, que a realidade é mesmo rósea, que é possível falar de pelo menos duas Áfricas (a pobre e menos pobre) e que potência da imagem nos lembra quase todo dia que nem tudo que reluz é ouro.”
(“Jornal do Brasil, 11/ 10/ 98”)

Apesar da apregoada “renascença africana”, os conflitos continuam denominando o panorama daquele continente, que assistiu, em 1996, a confrontos em 14 dos seus 53 países. Essa violência marcante pode ser explicada por motivos que remontam ao processo de colonização europeia no século XIX.
Um desses motivos é:
a) o rompimento da ordem tradicional tribal, em função dos interesses econômicos europeus.
b) a composição de uma elite local educada na Europa, em oposição a uma burguesia comercial nativa.
c) o desenvolvimento de diversos setores produtivos, em detrimento de uma economia de base primária.
d) difusão de um ideal pan-africano, em virtude a atuação de atuação de intelectuais africanos diplomados em universidade estrangeira.
e) a penetração de ideário ultranacionalista e neonazista junto a algumas comunidades, que apoiavam iniciativas como a do apartheid.
GABARITO: A – Entre as diversas consequências, para os africanos, da ação imperialista no continente, uma foi a destruição da cultura tribal primitiva e a introdução da cultura Cristã Ocidental, que implica a instalação da mentalidade capitalista.

REVOLUÇÃO RUSSA
115) A monarquia russa foi afastada do poder, em março de 1917, em consequência:
a) da vitória de uma revolução bolchevista, que desejava a implantação imediata do socialismo na Rússia;
b) da vitória de uma revolução não socialista, liderada por Kerensky e outros membros liberais da Duma;
c) da renúncia do czar Nicolau II, que preferiu o exílio a respeitar uma Constituição liberal;
d) do golpe dado por Rasputin, monge mistificador, que com o apoio da Czarina e do povo, assumiu o poder;
e) da vitória da coalizão entre os bolcheviques e os narodinicks defensores da revolução camponesa.
GABARITO: B – Em 1917 ocorreram duas revoluções, uma em fevereiro ou março de caráter liberal com apoio dos Menchevistas. Foi exatamente esta revolução que derrubou a monarquia do Czar Nicolau II.

EUROPA SÉCULO XIX
116) A história política da Europa no século XIX foi marcada por uma sucessão de “ondas” revolucionárias caracterizadas especificamente numa das opções a seguir. Assinale-a:
a) O Congresso de Viena representou a consolidação da obra revolucionária na implantação da sociedade burguesa.
b) Os movimentos revolucionários de 1830 marcaram o processo de Restauração, liderados pela aristocracia.
c) As “ondas” revolucionárias corresponderam ao avanço do cercamento dos campos que liberaram a população camponesa para as cidades.
d) Os movimentos de 1848 contaram com a participação popular e com a influência do socialismo.
GABARITO: D – Nos movimentos de 1848 houve a participação das classes populares liderados pelos socialistas na França.

UNIFICAÇÃO ALEMÃ E ITALIANA
117) Na base do processo das unificações italiana e alemã, que alteraram o quadro político a Europa no século XIX, estavam os movimentos:
a) sociais acentuadamente socialistas;
b) liberais acentuadamente nacionalistas;
c) iluministas acentuadamente burgueses;
d) reformistas acentuadamente religiosos.
GABARITO: B – Os movimentos nacionalistas do século XIX tiveram liderança da burguesia liberal.

IMPERIALISMO
118) Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade o homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.
a) a civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.
b) a invasão dos tecidos de algodão de Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.
c) a diplomacia do canhão e do fuzil, a ação os missionários quebraram a resistência cultural das populações africanas e asiáticas.
d) a humilhação sofria pela China durante século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
GABARITO: A – Os europeus justificaram o imperialismo com base na sua pretensa superioridade racial e cultural em relação aos povos africanos, considerados primitivos.

IMPERIALISMO
119) A China foi até meados do século XIX, um país isolado do restante do mundo. Naquela época, os primeiros a quebrarem esse isolamento foram os ingleses.
Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor à China o comércio e outras influências comerciais.
a) a monopolização do comércio pela Companhia das Índias Ocidentais;
b) a Guerra do Ópio com ataques a cidades portuárias;
c) a assinatura do tratado de livre-comércio do chá chinês;
d) a Guerra dos Böers, levando ao extermínio milhares de nativos.
GABARITO: B – Os ingleses promoveram a Guerra do Ópio contra o Império Chinês. Após vencê-la os ingleses impuseram um Tratado aos chineses, que abriu portos para o comércio britânico.

PRIMEIRA GUERRA
120) Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha tinha um plano militar –o Plano Schlieffen– que tinha como principal objetivo:
a) ataque naval à Inglaterra;
b) neutralizar os Estados Unidos;
c) a aliança com a Itália e o Japão;
d) agir ofensivamente contra a França e a Rússia.
GABARITO: D – O Plano Schlieffen previa a abertura de duas Frentes simultâneas de guerra: ocidental e oriental.

PRIMEIRA GUERRA
121) O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações europeias, rompido coma eclosão da I Guerra, fundamentava-se no (a):
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas;
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais no leste europeu;
c) sistema de alianças que agrupavam as potências em dois blocos;
d) autoridade política a Liga das Nações em, arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre seus países membros;
GABARITO: C – antes da Primeira Guerra, o equilíbrio europeu se apoiava em duas alianças: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, protagonistas da Guerra.

PRIMEIRA GUERRA
122) Assinale a alternativa correta quanto as afirmativa abaixo:
I- Entre as propostas dos 14 Pontos, incluía-se a criação a Liga das Nações para a preservação da paz mundial;
II- O Tratado de Versalhes impôs pesadas e humilhantes penalidades aos alemães refletindo o revanchismo francês;
III- A Rússia saiu da Guerra logo após a Revolução Socialista;
IV- As propostas de paz impostas aos países centrais, ao final da I Guerra são conhecidas como a Paz dos Vencedores;
V- Após a I Guerra emergiram Estados Totalitários na Alemanha e na Itália.

a) todas estão incorretas.
b) todas estão corretas.
c) somente a I e a II estão corretas.
d) somente III, IV e V estão corretas.
GABARITO: B

PRIMEIRA GUERRA
123) Os Estados Unidos emergiram como grande potência econômica mundial após a I Guerra Mundial porque:
a) apoiaram a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra de quem eram devedores;
b) lideraram a criação da ONU;
c) fortaleceram sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos à Entente, enquanto as potências europeias tiveram suas economias arrasadas após o conflito;
d) mantiveram-se afastados do conflito direto com as potências europeias, concentrando seus esforços no desenvolvimento interno.
GABARITO: C – Os Estados Unidos enquanto se mantiveram neutros na Primeira Guerra, abasteceram os países da Entente com armas, munições e bens de consumo, o que gerou um expressivo crescimento econômico norte americano. 

AMÉRICA LATINA
124) Simon Bolívar escreveu na chamada Carta a Jamaica de 1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América Latina a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória”. Sobre esta afirmação, podemos dizer:
a) tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência como San Martin, não vingou por ineficiência de Bolívar;
b) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, ideia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos;
c) essa ideia, de grande repercussão entre as lideranças do movimento pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana;
d) inspirou a unidade entre Bolívia, Chile e Equador que formaram por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos.
Gabarito: B – Bolívar defendeu a criação da Confederação Latino Americana, que enfrentou resistência dos ingleses, norte americanos e da elite Criola.
                                            
EUA NO SÉCULO XIX
125) Entre as mudanças ocorridas nos EUA, após a Guerra de Secessão (1861-65) destacam-se:
a) a garantia de direitos civis e políticos aos negros – incluindo o direito ao sufrágio universal – e o reconhecimento da cidadania dos imigrantes recém-chegados;
b) a consolidação da unidade nacional, a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno e um grande desenvolvimento industrial;
c) graves desentendimentos em relação às fronteiras com o México, levando a uma nova guerra, na qual os EUA ganharam metade do território mexicano;
d) o incentivo à vinda de imigrantes e definitiva ocupação do Oeste, cujas fronteiras, em 1865 ainda estavam nas Montanhas Rochosas.
GABARITO: B – A vitória do Norte implicou a restauração da União e a adoção de uma série de medidas que impulsionaram o desenvolvimento econômico, como: o trabalho assalariado, o protecionismo, investimento em ferrovias e incentivo à imigração.

GUERRA DE SECESSÃO
126) Próximo ao fim da Guerra de Secessão, a Constituição dos EUA sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social;
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam;
c)arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos;
d) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.
GABARITO: B – O fim da escravidão não significou a transformação do negro em cidadão. Ao longo dos quase cem anos que sucederam a abolição, os negros foram vítimas de uma segregação e sofreram uma violenta perseguição de sociedade racistas como a Ku Klux Klan em particular.

GUERRA FRIA
127) “Em 1947, Truman impôs aos servidores da administração federal o juramento de fidelidade ao Estado, e para se demitir um funcionário bastava a existência de motivo razoável. Em 1950, os motivos razoáveis transformaram-se em dúvidas razoáveis; em 1953, já na administração Eisenhower, um funcionário poderia ser demitido desde que fosse conveniente do ponto de vista da segurança nacional (...)”
( K. Luiz. História. Origens, estruturas e processos. Ed. Atual. 2000)
GABARITO
O macarthismo representou um momento da intolerância norte-americana com o comunismo, incentivada pela Comissão de Investigação de Atividades Anti americanas do Senado e que era presidida pelo senador Joseph McCarthy. Em razão da Guerra Fria, o macarthismo atingiu um sem número de pessoas denunciadas, em sua maioria, por suspeita de envolvimento com o comunismo.

GUERRA FRIA
128) “(...) Passados cerca de dezesseis meses do término da II Guerra Mundial, teve início a Guerra Fria, cujo ato inaugural foi a Doutrina Truman classificada como uma medida de Contenção. A partir daí houve uma sucessão de ações deflagradas pelas superpotências, que em determinados momentos concorreram para o aumento da tensão e em outros contribuíram para a distensão. Ao longo dos seus mais de quarenta anos, a Guerra Fria teve na Crise dos Mísseis de 1962 o seu momento mais tenso, que por pouco não levou os EUA  a URSS a um conflito de proporções imensuráveis, assim como teve nas assinaturas dos Tratados SALT 1, SALT 2 e START os melhores sinais da Distensão (...)”
a) Caracterize a Doutrina Trumam considerada como 1º ato da Guerra Fria.
b) Explique o papel do Kominform na política de monitoramento da URSS sobre o Leste Europeu.
GABARITO:
a) A Doutrina Truman constituiu-se numa política adotada pelos Estados Unidos de contenção do comunismo. Na Mensagem enviada ao Congresso, o Presidente Truman solicitava autorização para enviar ajuda material a todos os governos que estivessem enfrentando uma ameaça comunista.

b) O Kominform criado em 1947 por Stalin, destinava-se oficialmente a prestar assessoria ideológica aos governos comunistas instalados no Leste Europeu. Na prática era um instrumento de monitoramento usado por Moscou no Leste Europeu

GUERRA FRIA
129) Nos anos 1960 a sociedade norte-americana possuía traços contraditórios: era conservadora, mas havia gerado uma juventude rebelde; era modelo de democracia, mas preservava práticas racistas e não tolerava o socialismo.
O presidente J. F. Kennedy e sua família eram representantes exemplares desse modelo de sociedade dos anos 1960 – um jovem bem sucedido, sua bela e inteligente mulher, seus dois  filhos lindos, motivos de orgulho nacional. Com o vigor de seus 43 anos ( o mais jovem presidente dos EUA ) e a simpatia despertada por sua mulher, Jaqueline, o novo presidente parecia inaugurar uma era de esperança, sobretudo para os negro e pobres.
Contemporâneo de Kennedy, na URSS estava no poder o reformista Nikita Kruschev. Em seus nove anos de governo Kruschev adotou algumas linhas de ação de caráter anti-stalinista e reformista.
a)Caracterize a coexistência pacífica proposta pelo dirigente soviético aos Estados Unidos.

b)Explique como se deu a crise dos mísseis de 1962 que envolveu o jovem presidente Kennedy e o dirigente soviético Nikita Kruschev.
GABARITO:
a)A Coexistência Pacífica foi uma proposta do líder soviético Kruschev, que defendia uma via pacífica para solucionar qualquer problema entre as duas superpotências. Ele sugeria que a disputa entre elas se desse nos campos econômico e tecnológico.

b)A Crise dos Mísseis decorreu do fato de o governo dos Estados Unidos exigirem que Moscou não instalasse mísseis em Cuba direcionados para o território norte americano. Esse foi o momento de maior tensão entre Moscou e Washington e foi um teste da Coexistência Pacífica. A solução se fez através de um acordo bilateral.

GUERRA FRIA
130) Entre 1969 e 1971 o então Secretário de Estado Norte-Americano Henry Kissinger negociou a aproximação entre Washington e Pequim, que estavam rompidos desde a vitória da Revolução Comunista em 1949.
Explique essa aproximação sob o ponto de vista da geopolítica dos Estados Unidos.
GABARITO:
Essa aproximação entre Washington e Pequim, atendeu a estratégia norte americana de fortalecer o governo Mao Tse-Tung, para que ele fizesse frente ao governo de Moscou. Um resultado dessa aproximação foi o ingresso de Pequim nas Nações Unidas em substituição a Formosa.

SEGUNDA GUERRA
131) Certos da vitória, os aliados e a URSS reuniram-se entre os dias 4 e 11 de fevereiro na Conferência de Yalta na Criméia, definindo entre si a divisão da Europa. Enquanto o exército sob o comando norte-americano caminhava para o Leste, do Leste vinham os soviéticos em perseguição aos nazistas. Roosevelt, que morreu em 12 de abril de 1945, não pode testemunhar a queda de Berlim com a chegada do Exército Vermelho. Hitler, que resistia em sua fortaleza (Bunker), optou pelo suicídio em 30 de abril.
O Japão rendeu-se em 2 de setembro de 1945, depois das bombas de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto respectivamente. Terminavam assim as operações militares da Segunda Guerra Mundial.
a)Explique por que coube a URSS a coordenação política dos países do Leste Europeu após o término da II Guerra.

b)Explique como repercutiram no plano das relações internacionais as bombas atômicas norte-americanas lançadas sobre o Japão.
GABARITO:
a)Essa decisão foi acertada na Conferência de Yalta, em que Roosevelt reconheceu o direito soviético de coordenar politicamente o Leste Europeu, em razão de a região ter sido libertada do domínio nazista pelos comunistas e o Exército Vermelho.

b)As bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki foram uma demonstração do poderio norte americano no campo bélico e serviram como uma advertência implícita a Moscou.

DESCOLONIZAÇÃO
132) UNICAMP) No século XX, as nações imperialistas europeias, enfraquecidas pelas guerras mundiais e por problemas internos, começaram a enfrentar a luta por independência de suas colônias afro-asiáticas. Algumas colônias escolheram o confronto direto, enquanto outras, como a Índia, seguiram o caminho a desobediência civil liderada por Gandhi para enfrentar o poder britânico.
a) Como a Segunda Guerra Mundial influenciou o processo de descolonização?
b) O que foi o movimento de desobediência civil na Índia?
GABARITO:
a)Há uma relação em decorrência do declínio das potências colonialistas europeias, que perderam a capacidade de força para manter os seus vastos impérios coloniais.
b)Esse movimento foi liderado por Gandhi, que defendia essa atitude em relação aos ingleses e as leis criadas por eles na Índia como forma de luta pela independência em lugar de promover uma luta armada contra os colonizadores.

PERÍODO ENTRE GUERRAS
133) (UFRJ) No período Entre guerras (1919-1939), a sociedade liberal capitalista foi afetada por uma crise sem precedentes que atingiu duramente todas as categorias sociais, levando as camadas médias urbanas a apoiarem os movimentos e regimes fascistas.
a) cite dois princípios do nazifascismo.
b) explique uma razão que levou, neste período, as camadas médias urbanas a apoiarem os movimentos e regimes fascistas.
GABARITO:
a)O Nazifascismo, baseado na ideologia fascista, defendia: o Estado Totalitário, o Mono partidarismo, o culto à personalidade do líder, a Militarização, a Harmonia Social e, em particular, a racismo traduzido na superioridade ariana e manifestado no antissemitismo.
b)As camadas médias na Europa recorreram ao Fascismo, movidas por duas razões: o medo do comunismo e o medo da crise econômica, que se alastrava.

REVOLUÇÃO RUSSA
134) (UERJ-ADAPTADA) Em 2000, ocorreu o acidente do submarino russo Kursk que naufragou no mar Báltico. O episódio inspirou o colunista William Pfaff a escrever para o The International Herald Tribune: “ o episódio do Kursk vem depois de uma década, a de 80, na qual o próprio Estado Soviético naufragou. Segue-se aos anos 90, quando as esperanças populares investidas na democratização e em reformas ocidentalizantes foram traídas pela incompetência, desvio de conduta e corrupção pessoal daqueles que tomaram o controle do país”.                                    
a) Com relação a Rússia Soviética,  Identifique a conjuntura econômico-social que determinou a adoção da NEP em 1921.
b) Indique duas medidas tomadas por Mikhail Gorbatchev na década de 1980 que objetivavam mudanças no regime socialista soviético.
GABARITO:
a)A adoção da NEP foi considerada por Lenin como a única alternativa para o quadro de paralisia econômica instalado na Rússia após a Guerra Civil. Naquela oportunidade foi preciso, como disse Lenin,  dar um passo atrás, ou seja, recuar em direção ao capitalismo atraindo investimentos privados, que seriam alocados na produção de bens de consumo, deixando o Estado responder pelos investimentos nos setores de base e da infra estrutura.
b)Gorbatchev adotou um programa de reformas econômicas de nominado Perestroika e um programa de reformas políticas chamado Glasnost. No plano econômico admitiu a participação do capital privado em inúmeros setores da economia e no campo político promoveu a Transparência ou Democratização do regime

GUERRA FRIA
135) (UERJ) Libertadas da desconfiança, do receio, dando prova da mútua boa vontade, as nações deveriam praticar a tolerância, viver em paz em um espírito de boa vizinhança e desenvolver um a cooperação amiga na base dos seguintes princípios:
1º) Respeito aos direitos humanos fundamentais (...)
2º) Respeito à soberania e à integridade territorial de todas as nações.
3º Reconhecimento da igualdade de todas as raças e da igualdade de todas as nações pequenas e grandes (...)
( Princípios da Conferência de Bandung de 1955 )
Explique como se colocaram esses países diante do confronto capitalismo versus socialismo.
GABARITO:
Com relação a confronto capitalismo versus socialismo, os países reunidos em Bandung tomaram a posição de neutralidade ou de não alinhamento a nenhum dos dois blocos, independente do sistema econômico adotado por eles.

GUERRA FRIA
136)  “(...) a Guerra Fria foi muito mais o que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e ansiedades. Nesse sentido mais amplo, de natureza psicossocial, dois marcos parecem ser mais adequados: seu início teria sido a conquista de um novo poder pelo homem – a bomba atômica -, e seu fim, a Guerra do Golfo (1991), quando os Estados Unidos escolheram outros símbolos do Mal para ocupar o lugar que antes pertencia ao comunismo – como o assim chamado fanatismo islâmico ou o narcotráfico.”
( JR. José Arbex. Guerra Fria Terror e Estado, política e cultura. Ed. Moderna. p.10. 1997 )
a) Apresente três políticas adotadas pelo governo Ronald Reagan (1980-1988) que caracterizem a contenção retomada em grande escala nos anos 1980. )
b) Explique a conduta do governo Leonid Brejnev (1964-1982) no caso do Movimento Solidariedade na Polônia em que a URSS não procedeu como nos casos anteriores da Hungria  em 1956 e da Tchecoslováquia  em 1968.
c) Explique como os EUA procederam para neutralizar, no âmbito do continente asiático, o impacto da vitória comunista na Revolução Chinesa de 1949, que implicou a perda de um importante aliado no Oriente.
GABARITO:
a) Ronald Reagan foi eleito Presidente dos Estados Unidos em razão da avaliação negativa do Presidente J. Carter por parte do eleitor norte americano, que o considerava fraco. Sob essa perspectiva Reagan retomou  a política de contenção do comunismo da década de 1950. Nesse sentido ele enviou “ajuda” aos Contras na Nicarágua que combatiam o governo Sandinista, deu apoio material à Milícia Talibã, que combatia a intervenção soviética no Afeganistão e promoveu uma intervenção militar na Ilha de Granada no Caribe, vizinha a Cuba.

b)Em relação ao Solidariedade, não se fez necessária a intervenção soviética como aconteceu nos casos da Hungria e da Tchecoslováquia, porque o próprio dirigente polonês Jaruszelski controlou a situação reprimindo o movimento dos metalúrgicos de Gdansk liderados por Lech Walesa.

c) OS Estados Unidos não reconheceram o governo comunista de Mao Tse-Tung, apoiaram a instalação do governo de Chiang Kay-Shek na Ilha de Formosa e influenciaram a Assembleia Geral da ONU para que esta reconhecesse como representação chinesa na Organização, o governo de Formosa e não o de Pequim.

ENTRE GUERRAS
137) “(...) desde 5 de dezembro de 1940, Hitler já havia dado ordens para a preparação do ataque a URSS. As operações militares conexas eram de grande envergadura. Tratava-se de transferir o grosso dos efetivos da Wehrmacht (exército nazista) para leste, o que implicava medidas logísticas gigantescas, devendo ser mantidas em segredo o mais longo tempo possível para se obter o máximo efeito de surpresa. Em 30 de abril, fixou-se a data: 22 de junho de 1941.[...] “
( VIGEVANI, Tullo. A Segunda Guerra Mundial. E. Moderna. pp.44 e 45. 1991.)
Com relação a invasão da URSS em 1941, apresente uma razão que justifique-a.
GABARITO:
Há sobre a invasão Nazista à URSS, pelos menos duas hipóteses, uma vez que não houve declaração de guerra por parte do III Reich. A primeira seria o caráter anti comunista do Reich, que deixava como presumível o ataque; a segunda seria dominar o território soviético e suas gigantescas reservas minerais, entre elas as de petróleo.

SEGUNDA GUERRA
138) Em 17 DE JULHO DE 1945 iniciou-se a Conferência de Potsdam, última conferência com a presença de Stalin, Truman e Churchill. Este último, derrotado pelos trabalhistas nas eleições inglesas de fim de julho, teve de se retirar. A Conferência foi concluída em 2 de agosto, já com Clemente Attle como primeiro-ministro inglês. Nessa Conferência, os aliados e os soviéticos decidiram as penalidades a serem aplicadas à Alemanha.
Identifique duas das penas impostas aos alemães em Potsdam.
GABARITO:
Nessa Conferência foram definidas as seguintes penalidades:
-divisão da Alemanha em zonas de ocupação, status aplicado também a Berlim;
-indenização de guerra estimada em 200 bilhões de dólares;
-julgamento dos nazistas no Tribunal de Nuremberg, por crimes de guerra;
-reversão de todas as anexações alemãs na Europa após 1937 e a separação da Áustria da Alemanha;
-estabelecimento dos objetivos da ocupação da Alemanha pelos aliados: desmilitarização, desnazificação,   democratização e descartelização.

DESCOLONIZAÇÃO
139) Em 15 de agosto de 1947, finalmente a Índia teve a sua independência proclamada, através de um acordo tripartite negociado entre Clement Attle, Jawaharlal Nehru e Mohamed Ali Jinnah. Era a terminalidade do processo iniciado com a criação do Partido do Congresso em 1885, pela etnia hindu.
Com referência ao movimento hindu, apresente duas propostas defendidas por Mahatma Gandhi após ter assumido a liderança do Partido do Congresso na década de 1920.
GABARITO:
Gandhi se notabilizou como líder da independência da Índia, defendendo as seguintes propostas:
-via pacífica descartando a luta armada e o derramamento de sangue;
-desobediência civil, ou seja, não respeitar as leis criadas pelos ingleses na Índia;
-boicote aos produtos ingleses como forma de manifestação pacífica;
-unidade política e territorial para abrigar as diferentes etnias (hindus, muçulmanos, budistas e cristãos).

REVOLUÇÃO  PURITANA
140) Em 1973, o ex-Beatle John Lennon escreveu uma canção de protesto intitulada A sorte dos irlandeses, que se refere a um conflito que dura até hoje:
Se você tivesse a sorte dos irlandeses,                          If you had the luck of the Irish,
Você se lamentaria e ia querer estar morto.                  You’d be sorry and wish you were dead
Você devia ter a sorte dos irlandeses                            You should have the luck of the Irish
E aí você ia querer ser inglês!                                        And you”d wish you was english instead!

a)Identifique o conflito ao qual a canção se refere.
b)Explique por que existe uma relação entre este conflito e o líder da Revolução Inglesa Oliver Cromwell.
GABARITO:
a)A letra de John Lennon faz referência ao conflito entre católicos e protestantes na Irlanda. Uma luta que transcende a questão religiosa e traduz a luta dos católicos (minoria) pela emancipação do território, rejeitada pela maioria protestante pró Reino Unido. Lennon escreveu essa letra após o episódio conhecido como O Domingo Sangrento, que vitimou 13 pessoas vítimas da ofensiva do Exército Britânico.

b)Oliver Cromwell, o Lorde Protetor, contribuiu para acirrar as relações entre católicos e protestantes ao promover o confisco das terras dos católicos para incentivar o Cercamento dos Campos.

REVOLUÇÃO GLORIOSA
141)“o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis a sua execução é ilegal. O pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal”.
                                                                                  (Declaração de Direitos de 1689)
Explique a principal transformação política ocorrida na Inglaterra em decorrência da publicação desta Declaração.
GABARITO:
A Declaração dos Direitos resultou da Revolução Gloriosa. Nessa Revolução instituiu-se o sistema Parlamentarista de governo, vigente até hoje, ele transferiu o poder para as mãos do Parlamento, que detém a autoridade para indicar o Chefe de Governo, o Primeiro Ministro.

ILUMINISMO
142) Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava a propósito de um movimento do século XVIII: “Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis o seu brado, e esse brado se propagou e uma extremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares.”
a)Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b)Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima?
GABARITO:
a)o movimento foi o Iluminismo.

b)o Iluminismo foi um movimento filosófico, que defendeu a liberdade e a igualdade de direitos como condições indispensáveis aos cidadãos.

PENSAMENTO LIBERAL
143) No século XVIII, através das Escolas Fisiocrata e Clássica o pensamento liberal construiu sua crítica sobre o mercantilismo e apresentou suas proposições para a ordem econômica capitalista.
Com relação ao pensamento econômico liberal, explique em que aspectos defendidos por ele, a burguesia se viu representada em suas aspirações.
GABARITO:
O pensamento econômico liberal criticou as práticas intervencionistas do Estado, a adoção do protecionismo e do monopólio e defendeu livre cambismo e auto regulamentação do mercado através da lei da oferta e da procura. A burguesia reconheceu no liberalismo a oportunidade para se livrarem das limitações impostas pelo Estado ao capital com o protecionismo.

PENSAMENTO LIBERAL/DESPOTISMO ESCLARECIDO
144) “Na França, em meados do século XVIII houve a formação do movimento da Ilustração, que traduziu-se por uma crítica feroz ao Antigo Regime, em sua estrutura política absolutista e a sua sociedade de privilégios. Nesse movimento destacaram-se figuras como Rousseau, Montesquieu e Voltaire, autores de proposições antíteses ao Antigo Regime.”
a)Com relação a J.J. Rousseau, explique a sua proposta no texto As origens e Fundamentos da desigualdade entre os homens para construir uma sociedade mais justa. 
b)Caracterize o Despotismo Esclarecido como prática política de alguns governantes europeus do século XVIII. 
GABARITO:
a)Segundo Rousseau a razão da desigualdade social era decorrente da concentração da propriedade nas mãos de poucos. Para ele, que considerava a propriedade um mal, a solução seria alcançada através da distribuição da terra, ou seja, criar uma sociedade de pequenos proprietários.

b)O Despotismo Esclarecido traduziu-se como uma prática de governos absolutistas europeus, que buscaram conciliar o seu absolutismo com o liberalismo econômico, reduzindo a insatisfação da burguesia liberal.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
145) “Na Idade Média, o sistema de produção baseava-se na cooperação. Na Idade Moderna, até por volta de 1760, a manufatura foi característica do sistema de produção. A partir de 1760, aproximadamente, inicia-se a era da grande indústria.”
                                                                                                                                                                      (Carlos Guilherme Mota)
“Nenhuma mudança na vida Humana, desde a invenção da agricultura, da metalurgia e do surgimento das cidades no Neolítico, foi tão profunda como o advento da industrialização.”
                                                                                                                                                                                   (Eric Hobsbawn)
“A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho [...] os trabalhadores revoltaram-se contra as novas máquinas, através de uma luta contínua iniciada no ludismo e mais tarde organizada pelos sindicatos e partidos operários que foram criados na segunda metade do século XIX.”.

a)Explique como a burguesia inglesa acumulou capitais para tornar-se pioneira na Revolução Industrial.
b)Aponte a nova diretriz do movimento operário sob influência ideológica marxista.
GABARITO:
a)o pioneirismo inglês na Revolução Industrial deveu-se entre outros fatores a acumulação de capitais nas mãos da burguesia. Essa acumulação teve origem: no comércio internacional, no tráfico de escravos, na exploração das áreas coloniais e na pirataria e contrabando.

b)o movimento operário após a publicação do Manifesto Comunista em 1848, sofreu uma divisão de objetivos e organização. Por um lado continuou existindo o movimento sindical de luta pelos direitos dos trabalhadores na relação com o capital e por outro lado o movimento operário adotou uma linha revolucionária em nome da construção da sociedade igualitária.

REVOLUÇÃO FRANCESA
146) “Que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa.
Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros [...]”.
( Abade Sieyès, O que é o Terceiro Estado? )
Cite, a partir dos descontentamentos do Terceiro Estado em relação ao Antigo Regime, duas ações empreendidas pelos revolucionários franceses, na fase da Assembleia Nacional Constituinte, que tenham contribuído para alterar essa situação.
a)Indique dois valores consagrados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789.
b)Explique por que razão a Igreja Católica rompeu com o Estado Francês em 1789.
GABARITO:
a) igualdade de direitos e liberdades individuais

b) a Igreja rompeu com o Estado Francês em razão da secularização dos bens eclesiásticos em 1790

REVOLUÇÃO RUSSA
147) “A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de lutas às que existiam no passado.”
( MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto Comunista. 1848.)
O elemento presente na Revolução Russa de 1917 que caracteriza a luta de classes, apontada no Manifesto Comunista, publicado em 1848, é:
a) a transformação profunda e permanente, conduzida pela burguesia através dos sovietes;
b) o apoio do czar russo à luta contra a exploração burguesa, promovida pelo proletariado, exemplificando a solidariedade do Estado às classes populares;
c) a liderança revolucionária, assumida pelo campesinato, confirmando a força de mobilização dos mais espoliados;.
d) o caráter transnacional do capitalismo, que permitiu a unidade do proletariado nos países vizinhos à Rússia e a posterior invasão e tomada do País;
e) o confronto entre o proletariado e as forças dominantes (czar, exército e burguesia), indicando que a luta de classes está no centro da história de qualquer sociedade.
GABARITO: E – o Manifesto Comunista defendeu a luta de classes entre o trabalho e o capital como forma de atingir a sociedade igualitária. A Revolução Russa teve exatamente essa representação.

REVOLUÇÃO RUSSA
148) Em “ O Último Czar”, Eduard Razinsky cita diversos registros de Nicolau II:
“9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolucionários e grande propaganda do proletariado”.
“28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com um potencial de graves consequências para a situação do Estado, não estão distantes”.
.“5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações espontâneas das massas serão a primeira etapa e também a última no caminho para excessos impiedosos e insensatos, no mais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica.
Sobre a Revolução de Fevereiro de 1917, é correto afirmar que:
a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instaurar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliando o poder dos bolcheviques;
b) desejava substituir um regime liberal-burguês por outro operário-socialista;
c) as forças que se instalaram no poder eram: a burguesia-liberal e os mencheviques;
d) seu plano baseava-se na reforma agrária e estatização dos meios de produção;
e) seu caráter revolucionário baseava-se na articulação: burguesia-liberal e os anarquistas.
GABARITO: C – Em fevereiro se fez a Revolução liberal, que derrubou a monarquia czarista com apoio da esquerda menchevique.

ENTRE GUERRAS
149) O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista na Europa;
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento a Guerra Fria entre os EUA e a URSS;
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista
GABARITO: A – O período Entre Guerras mostrou a crise do capitalismo liberal e o crescimento dos partidos de esquerda. Essas situações criaram um campo fértil para o surgimento e crescimento do fascismo, dado o seu caráter anti comunista.

ENTRE GUERRAS
150) Considere as afirmações a seguir:
I) paralisação do crescimento alemão, que vinha se verificando desde 1924, graças aos investimentos norte-americanos.
II) Redefinição da ordem mundial em favor das superpotências: EUA que confirmam sua hegemonia no bloco capitalista, e a URSS que emerge como potência de primeira grandeza, exercendo uma considerável influência na Europa Oriental.
III) Fortalecimento dos ideais liberais e democráticos, em todos os países europeus.
IV) Colapso do comércio internacional, o que leva a uma restrição ainda maior da produção mundial, tanto de matérias-primas e produção agrícola, como de produtos industrializados.
V) Necessidade e reciclagem das chamadas economias periféricas, que apresentavam um nítido caráter cíclico.(...) A partir de então, os países da América Latina, notadamente do Brasil, México e Argentina, aceleraram seu processo de industrialização. Através de tarifas protecionistas, desvalorização cambial e mesmo decisão política dos Estados.,
O Período Entre Guerras foi marcado pela maior crise até então enfrentada pelo capitalismo: a crise de 1929, crise de superprodução que atingiu em maior ou menor intensidade todos os países. Identificam os efeitos essa crise, SOMENTE:

a) I, II e III
b) III e IV
c) I, IV e V
d) II, III e V
e) II, IV e V

GABARITO: C

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